FONTES E TRANSPORTE DE METAIS PESADOS PARA ENSEADA DE JURUJUBA (BAIA DE GUANABARA) RJ - BRASIL
Resumo
As fontes de sedimentos e metais pesados para um estuário urbanizado são complexas e difusas. Esta pesquisa tem como objetivo acessar as principais fontes de metais pesados para a enseada de Jurujuba (RJ). Analisaram- se as concentrações dos elementos Cr, Cu, Ni, Pb, Zn e Fe, em amostras de solo, rios e escoamento superficial urbano, bem como sedimentos de marinas. Apesar de se poderem distinguir as fontes naturais das antrópicas de metais pesados para a Enseada de Jurujuba, é evidente que os processos de urbanização são os principais responsáveis pelas maiores concentrações de metais pesados para a enseada, através de rios e escoamento superficial urbano. No entanto, não se podem desprezar a deposição atmosférica e as atividades náuticas como importantes fontes de poluição.
Palavras-chave: fontes de sedimentos, poluição de metais pesados, Enseada de Jurujuba, processo de urbanização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.