METAMORFOSES DO TRABALHO NO ESTADO DO MATO GROSSO - BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.63798

Palavras-chave:

Agronegócio, Trabalho rural, Trabalho agroindustrial

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar traços fundamentais do processo de formação da classe trabalhadora subordinada ao agronegócio no estado do Mato Grosso. Com base em uma revisão bibliográfica acerca da região e em dados dos Censos Demográficos e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho, analisaremos as transformações dos fluxos migratórios e do perfil dos trabalhadores que se dirigiram ao Mato Grosso desde 1960 até o presente momento. Em meio à expansão da cultura da soja e do complexo agroindustrial carnes/grãos durante as últimas décadas, destacaremos a permanência de um estado de inquietação social crônico dentre estes trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Ferrari Cerqueira de Farias, Universidade de São Paulo

Graduação em Ciências Sociais e em Filosofia pela Universidade de Campinas, mestrado em sociologia pela Universidade de Campinas, doutorado em sociologia pela universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2022-01-07

Como Citar

DE FARIAS, Luiz Felipe Ferrari Cerqueira. METAMORFOSES DO TRABALHO NO ESTADO DO MATO GROSSO - BRASIL. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.12957/tamoios.2022.63798. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/63798. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos