NEOLIBERALISMO E EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO GLOBALIZADO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.63310Palavras-chave:
agronegócio globalizado, neoliberalismo, território brasileiro, vulnerabilidade territorialResumo
O objetivo do presente artigo é discutir as bases de expansão e consolidação do agronegócio globalizado no território brasileiro que, na atualidade se fundamenta, em seu conteúdo político e econômico, no Neoliberalismo. Nas últimas décadas, o país vivenciou grandes transformações na atividade agropecuária em função da progressiva modernização das operações agrícolas, logísticas e de comercialização, tendo como protagonistas nesse processo a atuação estratégica do Estado e as grandes empresas nacionais e transnacionais. Várias regiões e seus respectivos municípios foram incorporados, de forma socialmente excludente e ambientalmente insustentável, à lógica de produção e exportação competitiva de commodities agrícolas para os mercados internacionais, o que tem acarretado diversas implicações socioespaciais. A superação do padrão produtivo derivado dos Complexos Agroindustriais e a constituição de uma agricultura científica globalizada trouxeram novos desafios à organização econômica e política do território, bem como situações geográficas de vulnerabilidade nas principais regiões produtivas do agronegócio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-01-07
Como Citar
SANTOS, Henrique Faria dos. NEOLIBERALISMO E EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO GLOBALIZADO NO BRASIL. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.12957/tamoios.2022.63310. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/63310. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.