PECULIARIDADES ECOLÓGICAS DA REGIÃO DE CABO FRIO
Resumo
Localizada na costa nordeste do Estado do Rio de Janeiro, a região de Cabo Frio apresenta peculiaridades climáticas, geológicas e ecológicas que condicionam diversas formações vegetais, com muitas espécies endêmicas e raras. A vegetação de Cabo Frio foi considerada por alguns autores como um “enclave” fitogeográfico, com fisionomias de “caatingas”, rodeada por grandes contínuos de Mata Atlântica. Cabo Frio constitui-se no “único grande reduto de caatingas extra-sertanejo” do país. Esta região apresenta um contraste pluviométrico em relação ao restante do Estado do Rio de Janeiro. As razões que respondem pela existência desse enclave climático são múltiplas e complexas. O presente trabalho pretende caracterizar geoecologicamente a região de Cabo Frio, através de estudos climatológicos, geomorfológicos, pedológicos e da dinâmica costeira e da ressurgência da região, buscando similaridades com seu entorno, a fim de identificar se a mesma é um enclave regional.Palavras-chave: Cabo Frio; semi-árido; vegetação xerófila; ressurgência
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-06-28
Como Citar
COE, Heloisa H. G.; CARVALHO, Cacilda N. de; SOUZA, Leandro O. F. de; SOARES, Antônio. PECULIARIDADES ECOLÓGICAS DA REGIÃO DE CABO FRIO. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 3, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/626. Acesso em: 7 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.