RELAÇÕES DE GÊNERO EM ESPAÇOS DE MÚSICA POPULAR E INDEPENDENTE: MULHERES MUSICISTAS EM PONTA GROSSA (PR)
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.62319Palavras-chave:
empoderamento, espaço, Geografia, gênero, músicaResumo
O objetivo deste artigo é analisar as relações de gênero em espaços de música popular e independente a partir da atuação de mulheres musicistas no município de Ponta Grossa (PR). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental complementada pela análise quantitativa e qualitativa de dados estatísticos e de um questionário, dirigido aos músicos e às musicistas que atuam na cidade. A motivação para desenvolver tal pesquisa é decorrente da experiência da primeira autora como instrumentista e professora de música e da proposta da segunda autora de problematizar essas experiências a partir de uma perspectiva geográfica e feminista. Os resultados obtidos demonstram que historicamente as mulheres recebem pouco incentivo para atuar com liberdade no ramo musical e que quando se propõem a ocupar os diversos espaços relacionados à música ainda enfrentam uma série de preconceitos e estigmas. Mesmo assim, cada vez mais mulheres têm se inserido nesse ramo e têm buscado ocupar esses espaços no que pode ser caracterizado como um movimento de empoderamento e resistência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-01-30
Como Citar
GUIMARÃES, Simone Koniski; RODRIGUES, Andria Jéssica. RELAÇÕES DE GÊNERO EM ESPAÇOS DE MÚSICA POPULAR E INDEPENDENTE: MULHERES MUSICISTAS EM PONTA GROSSA (PR). Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.12957/tamoios.2023.62319. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/62319. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.