SECULARIZAÇÃO E SACRALIZAÇÃO, DESENCANTO E MISSÃO: QUESTÕES ATUAIS DA QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL MODERNO
Abstract
Em diversos campos discursivos, observa-se, na década de 1990, questões relativas aos processos econômicos e sociais do Brasil moderno e buscam-se modelos de outros países para criar o "Brasil do futuro", constituindo-se conjuntos de ações modernizadoras, que reconhecem na qualificação profissional o caminho privilegiado para a inserção do Brasil na economia globalizada e na atual modernidade (ambiente de inovações tecnológicas, culturais e sociais). Um destes campos (discursos e intervenções sobre a qualificação profissional) é construído por representantes de trabalhadores que participaram do projeto que criou o PLANFOR – Plano Nacional de Qualificação Profissional. O artigo busca analisar este campo, reconhecendo-o como elemento fundamental de elevação das condições concretas do mundo real relacionado à ética e estética e ao sentido ao estar no mundo (imanência e ranscendência) no contexto da globalização.
Palavras-chave: Brasil moderno; modernização da ação; qualificação profissional; projetos hegemônicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.