SMITH, KEYNES, HAYEK E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO COMO FUNCIONALIDADE HISTÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.56935

Resumo

Dentre as distintas funcionalidades do Estado ao modo de produção capitalista, sua instrumentalização no processo de produção do espaço tem revelado ao longo da história utilidade fundamental. Mesmo no período de ascensão do mainstream smithiano, onde defendeu-se o esvaziamento do ente suprassocial de algumas de suas funções históricas na economia e na sociedade, a construção das infraestruturas necessárias aos investimentos da classe burguesa sempre foi mantida como função primordial do Estado. No período keynesiano essa funcionalidade assume ainda novas facetas, incrementando sobremodo a ação do Estado na produção do espaço. A partir da hegemonia do modelo neoliberal uma convergência de mediações passa a caracterizar a atuação do Estado para produzir o espaço, elevando essa função estatal à níveis de instrumentalização inéditos. Dessa forma, a produção do espaço é compreendida como funcionalidade histórica contínua e fundamental do Estado ao capital, reiteradamente ampliada de acordo com as demandas do modo de produção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz André Maia Guimarães Gesteira, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado e Bacharel em Geografia Pela Universidade Federal de Sergipe; Mestre em Geografia Pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS); Doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS); 

Alexandrina Luz Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Possui Graduação em Geografia e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo FFLCH. Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe; Ex Presidenta Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros Gestão (2008 - 2010).  Professora do Programa de Pós Graduação da Universidade de Sergipe desde o ano de 1992.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

GESTEIRA, Luiz André Maia Guimarães; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. SMITH, KEYNES, HAYEK E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO COMO FUNCIONALIDADE HISTÓRICA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 17, n. 2, 2021. DOI: 10.12957/tamoios.2021.56935. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/56935. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos