A REDE GLOBAL DE PRODUÇÃO AUTOMOTIVA: ESTRUTURA DE REDE E ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS NO RIO DE JANEIRO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.56600Resumo
O artigo apresenta a estrutura e diversidade de agentes no segmento brasileiro da Rede Global de Produção Automotiva (RGPA), analisando as relações entre os nós, e propõe uma análise descritiva das estratégias corporativas e relações de trabalho nas firmas líderes que compõem o Polo Automotivo localizado no estado do Rio de Janeiro. Essa análise é realizada a partir da combinação da abordagem das Redes Globais de Produção (RGPs) à introdução de tipologia operacional da estratégia corporativa. Metodologicamente, o trabalho se apoia em revisão não sistemática sobre redes, RGPs, Corporações Transnacionais (CTNs) e setor automotivo, assim como mobiliza dados primários e, principalmente, secundários sobre CTNs automotivas e mercado de trabalho. Os resultados indicam que as transformações recentes na estrutura da RGPA no Brasil tendem a reforçar o poder das montadoras, em detrimento de firmas fornecedoras e trabalhadores, assim como explicitam a especificidade do país como centro-chave de produção e consumo automotivo, e a diversidade do Polo Automotivo do Rio de Janeiro, explicativa dos impactos socioeconômicos desiguais dessa estrutura para o desenvolvimento regional.Downloads
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Publicado
2021-06-10
Como Citar
DOS SANTOS, Rodrigo Salles Pereira. A REDE GLOBAL DE PRODUÇÃO AUTOMOTIVA: ESTRUTURA DE REDE E ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS NO RIO DE JANEIRO, BRASIL. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.12957/tamoios.2021.56600. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/56600. Acesso em: 1 maio. 2025.
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Artigos
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