CLIMATOLOGIA E DESASTRES AMBIENTAIS: A DEMANDA DOS RECURSOS PÚBLICOS APÓS O ESPETÁCULO MIDIÁTICO

Autores

  • Edson Soares Fialho Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2013.5459

Resumo

Os prejuízos econômicos e humanos desencadeados pelos eventos climáticos criou-se a entidade denominada Defesa Civil. Entretanto, frente às repercussões econômicas e sociais, a União criou estratégias para amparar os municípios afetados se restabelecerem. Neste sentido, este trabalho busca analisar o caminho dos recursos públicos após eventos climáticos extremos, destacando Minas Gerais. Para isto recorreu-se aos sítios da Secretaria Nacional de Defesa Civil, a CEDEC-MG e Transparência Pública. A partir da correlação dos dados, pode-se dizer que a defesa civil-MG presta apoio de aos municípios se prepararem para suportar os eventos climáticos, e mesmo se restabelecerem, mas para isto é importante à atuação da Defesa Civil ao nível Municipal. Deste modo, pode-se dizer que mesmo a CEDEC/MG amparando os municípios, ainda é notável o descaso do Poder Público Local que não observa os passos e prazos a serem seguidos para decretar a situação de emergência ou Estado de calamidade pública, que pelo menos garante a possibilidade de acesso aos recursos públicos estaduais e federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Soares Fialho, Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto II do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa-UFV. Doutor em Geografia Física pelo Programa de Póes-graduação em Geografia Física Aplicada da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas nas áreas de Climatologia e Biogeografia. Atualmente é coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (BIOCLIMA) e Chefe do Departamento de Geografia da UFV.

Downloads

Publicado

2013-08-05

Como Citar

FIALHO, Edson Soares. CLIMATOLOGIA E DESASTRES AMBIENTAIS: A DEMANDA DOS RECURSOS PÚBLICOS APÓS O ESPETÁCULO MIDIÁTICO. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.12957/tamoios.2013.5459. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/5459. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)