CLIMATOLOGIA E DESASTRES AMBIENTAIS: A DEMANDA DOS RECURSOS PÚBLICOS APÓS O ESPETÁCULO MIDIÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2013.5459Resumo
Os prejuízos econômicos e humanos desencadeados pelos eventos climáticos criou-se a entidade denominada Defesa Civil. Entretanto, frente às repercussões econômicas e sociais, a União criou estratégias para amparar os municípios afetados se restabelecerem. Neste sentido, este trabalho busca analisar o caminho dos recursos públicos após eventos climáticos extremos, destacando Minas Gerais. Para isto recorreu-se aos sítios da Secretaria Nacional de Defesa Civil, a CEDEC-MG e Transparência Pública. A partir da correlação dos dados, pode-se dizer que a defesa civil-MG presta apoio de aos municípios se prepararem para suportar os eventos climáticos, e mesmo se restabelecerem, mas para isto é importante à atuação da Defesa Civil ao nível Municipal. Deste modo, pode-se dizer que mesmo a CEDEC/MG amparando os municípios, ainda é notável o descaso do Poder Público Local que não observa os passos e prazos a serem seguidos para decretar a situação de emergência ou Estado de calamidade pública, que pelo menos garante a possibilidade de acesso aos recursos públicos estaduais e federais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.