ACUMULAÇÃO PRIMITIVA, CAPITAL FICTÍCIO E ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO: INTRODUÇÃO A UMA LEITURA GEOGRÁFICA DA ECONOMIA CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • José Arnaldo dos Santos Ribeiro Junior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.5354

Resumo

Este trabalho busca introduzir uma leitura geográfica da economia política contemporânea enfatizando a relação entre a acumulação primitiva, capital fictício e acumulação por espoliação. Primeiro retorna-se ao conceito marxiano de acumulação primitiva. Em seguida, baseando-se em F. Chesnais, estabelece-se a relação da acumulação primitiva com o capital fictício. Por fim, pontua-se a dialética entre os dois fenômenos e o conceito de acumulação por espoliação de D. Harvey.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Arnaldo dos Santos Ribeiro Junior, Universidade de São Paulo

Possui Graduação (2011) em Geografia Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é Mestrando em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA-registrado do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Sindicalismo (NEPS-registrado do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq). Integrante da Rede Justiça nos Trilhos. Tem habilidade na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária; Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento, Projetos de Desenvolvimento, Conflitos socioambientais, Teoria e Método da Geografia, Geografia Crítica, Modernidade e Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

RIBEIRO JUNIOR, José Arnaldo dos Santos. ACUMULAÇÃO PRIMITIVA, CAPITAL FICTÍCIO E ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO: INTRODUÇÃO A UMA LEITURA GEOGRÁFICA DA ECONOMIA CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 10, n. 1, 2014. DOI: 10.12957/tamoios.2014.5354. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/5354. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos