DA MILITARIZAÇÃO AO ENCARCERAMENTO: UMA VISÃO SOBRE O PROCESSO DE SEGREGAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.52618Resumo
Neste artigo, buscamos discutir a tese de que determinados locais da cidade, em virtude de um longo processo de marginalização, passam a ser estigmatizados como territórios do crime, lar de potenciais criminosos. Além das políticas de controle e distanciamento social que são promovidas no espaço a partir dessa perspectiva, hoje, podemos destacar um aprofundamento dessa lógica através do movimento de confinamento espacial, que tem como objetivo “garantir” o ordenamento urbano. Destacamos como exemplos de confinamento a militarização do espaço urbano e as medidas de encarceramento, que embora sejam movimentos distintos, compartilham alvos e práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.