A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: NOTAS PARA UM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.51708Palavras-chave:
Espaço agrário, Geografia, literatura infantojuvenilResumo
O objetivo deste artigo é discutir a potencialidade da literatura infantojuvenil nas aulas de Geografia que trata da organização e fenômenos geográficos do/no espaço agrário. A metodologia empregada foi baseada na leitura e análise de duas obras literárias infantojuvenis que integram uma coleção organizada pela editora expressão popular. A primeira obra é intitulada “semente de letra” ela tem como plano de fundo um assentamento rural e retrata o cotidiano camponês, fala de temas como: importância da leitura, luta pela conquista da terra, organização interna, entre outros. “Pascoalzinho pé-no-chão: Uma fábula da Reforma Agrária” é a segunda obra, ela trata de temas como a expropriação do campesinato, territorialização do capital, migração campo – cidade, entre outros.Com base nessas obras buscou-se demonstrar que a literatura é um importante aliado no ensino de Geografia, pois além de possibilitar aulas que não fiquem restritas ao uso do livro didático, fomenta o hábito da leitura e torna as aulas diferentes ao mesmo tempo que pode contribuir para que o processo de ensino – aprendizagem seja eficaz ao proporcionar um campo fértil para a criticidade dos discentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.