O POTENCIAL DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE PARA O DEBATE E SENSIBILIZAÇÕES DE PRÁTICAS AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS.
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50499Resumo
Qual o papel dos sujeitos no enfrentamento dos problemas ambientais vigentes? Qual a relação dos sujeitos com o meio em que vivem e o modo como cuidam desses ambientes? Tais indagações ressaltam o compromisso ambiental que deve ser inerente a todos, e por vezes, estimulam práticas capazes de minimizar impactos ambientais. A Semana do Meio Ambiente, frequentemente realizada nas instituições de educação básica, promovem espaços para tais reflexões, assim como estimulam atividades e ações de grande relevância ambiental. O presente ensaio visa propor uma reflexão acerca da importância da Semana do Meio Ambiente na promoção de momentos de discussão e reflexão acerca da crise ambiental e do compromisso individual e coletivo na reversão de atitudes que degradem o meio ambiente. As escolas apresentam-se como um ambiente frutífero para a incorporação de ações que visem o trabalho coletivo e o cuidado com o meio no qual se vive. Fazendo uso da metodologia de observação e participação, foi possível através do exemplo do Colégio Estadual Manuel Bandeira em Cambé, Paraná/PR, perceber como oficinas e debates acerca da questão ambiental, desencadeia ações mais sustentáveis, promovendo o cuidado com o ambiente escolar e com o mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-24
Como Citar
DE ARAUJO, Danieli Barbosa; DE OLIVEIRA, Larissa Alves. O POTENCIAL DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE PARA O DEBATE E SENSIBILIZAÇÕES DE PRÁTICAS AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 16, n. 3, 2020. DOI: 10.12957/tamoios.2020.50499. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/50499. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.