CONSIDERAÇÕES SOBRE O MERCADO DE COMBUSTÍVEIS NA AMÉRICA DO SUL E A ATUAÇÃO DA PETROBRAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.49334Abstract
O presente artigo tem por objetivo geral abordar a evolução recente do mercado de combustíveis na América do Sul, considerando a atuação da Petrobras. Especificamente, a atuação da estatal brasileira na comercialização de combustíveis no Uruguai e na Colômbia. Os Postos Petrobras foram implantados em ambos os países em meados da década de 2000, período a partir do qual definimos nosso recorte temporal para este artigo. O trabalho se deu à luz dos processos concomitantes de integração regional e transnacionalização da Petrobras. Para tal, realizou-se um levantamento e breve análise de informações a respeito do mercado de combustíveis na América do Sul e especialmente nos dois países citados, bem como sobre a distribuição territorial dos postos Petrobras, uruguaios e colombianos. Por fim, este estudo é parte de nossa tese de doutoramento em Geografia, que trata das redes urbanas no Uruguai e na Colômbia.
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