EXPANSÃO URBANA: REFLETINDO EM TORNO DA TIPOLOGIA DA CIDADE DE MAPUTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.46204Resumen
A partir de uma aproximação teórica respaldada em diversa bibliografia seguida de uma abordagem sistémica e histórica sobre o tema, o presente estudo procura perceber até que ponto a expansão da cidade de Maputo é do tipo anéis concêntricos, ou se esta tipologia foi reconfigurada criando uma outra à luz da intensificação do processo de urbanização no âmbito da transição urbana. Evidências empíricas mostram que a expansão urbana extensiva da capital da República de Moçambique, como parte da intensificação do processo global de urbanização, continua a manter o essencial da tipologia colonial, tanto nos seus aspectos assimétricos infraestruturais como socio-espaciais. Os contrastes entre o centro urbano e a periferia, sobretudo dentro desta, são produto de uma expansão urbana extensiva ativada por um mercado de terras informal. Daqui resulta a valorização de novos espaços à custa de habitações de padrão diferenciado no meio suburbano e periurbano. A referida expansão urbana extensiva, genericamente do tipo anéis concêntricos, evidencia, para fora do seu perímetro urbano, um continuum, ou seja, uma etapa crescentemente mais conformada com a urbanização dispersa.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-07-03
Cómo citar
GUEVANE, Luiz Adriano. EXPANSÃO URBANA: REFLETINDO EM TORNO DA TIPOLOGIA DA CIDADE DE MAPUTO. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 16, n. 2, 2020. DOI: 10.12957/tamoios.2020.46204. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/46204. Acesso em: 1 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.