CONTRIBUIÇÕES PARA UMA GEOGRAFIA DA VIDA COTIDIANA: JOÃO DO RIO, UM FLÂNEUR DOS TRÓPICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.45339Resumen
O presente estudo se propõe a analisar parte do que foi produzido por João do Rio entre o fim séc. XIX e o início do XX como contribuições aos estudos da Geografia urbana brasileira, tendo como recorte espacial a metrópole carioca sob o véu da belle époque, a partir de uma categoria de análise central: a vida cotidiana. O arsenal teórico-metodológico no qual se buscou subsídios estão associados aos estudos no interior da teoria crítica. Ao final, ao aproximarmos a obra de João do Rio com a as condições objetivas no espaço-tempo a partir das quais sua arte ganhava corporeidade, observando-se o lugar que ocupa o cotidiano em suas crônicas, bem como papel da rua enquanto lócus dos encontros.
Palavras-chave: Arte; João do Rio; Vida Cotidiana.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.