A “HISTÓRIA GERAL DA NATUREZA E TEORIA DO CÉU” DE IMMANUEL KANT: SUA IMAGEM DE COSMOS E SEU CLAMOR POR UMA GEOGRAFIA FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2012.4520Resumo
DOI 10.12957/tamoios.2012.4520
Em março de 1755, vinha a público, simultaneamente em Leipzig e em Königsberg (e sob a edição de Johann Friedrich Petersen), a “História Geral da Natureza e Teoria do Céu”; opúsculo de Immanuel Kant (1724-1804) – conspícuo e inexcedível filósofo alemão – que exibe a sistematização maior de sua denominada cosmologia pré-crítica. Poucos meses depois, mais designadamente no semestre de verão de 1756, o mesmo Kant começa a lecionar um curso de geografia física. Parece-nos ser inconcusso que há uma abastada consangüinidade entre o nascedouro das perquirições geográficas em Kant e essas meditações cosmológicas (e cosmogônicas) de 1755 – devotadas a alcançar uma representação concreta do universo em sua totalidade e, outrossim, um fundamento metafísico de explicação da natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.