O USO DE GEOTECNOLOGIAS ASSOCIADO A METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO: APLICAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO PRIMEIRO DISTRITO DE PETRÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.38081Resumo
Embora a difusão das geotecnologias já seja uma realidade cotidiana, sua inserção como ferramenta de apoio no ensino ainda é incipiente. Essas geotecnologias associadas às metodologias participativas na aplicação escolar, permitem o envolvimento direto dos alunos no processo de produção das informações geográficas e na confecção dos mapas. Dessa forma, o presente trabalho propôs a criação de uma proposta metodológica de atividade escolar baseada na utilização de geotecnologias associada a metodologias participativas para atender as demandas dos eixos temáticos da disciplina de História, Geografia, Turismo e Educação para o Trânsito de Petrópolis (HGPT-ET). A metodologia do trabalho dividiu-se em três etapas: a análise e leitura do referencial curricular do ensino fundamental e dos cadernos pedagógicos; a definição da atividade e da ferramenta a ser utilizada e, por fim, a realização de oficinas práticas em duas escolas municipais. Como resultados, obteve-se um mapa em versões interativa e analógica do município de Petrópolis com os pontos e as informações coletadas pelos alunos. A proposta metodológica possui o intuito de servir não apenas como exercício, mas como material pedagógico da disciplina específica sobre a cidade, preenchendo uma lacuna de materiais didáticos sobre Petrópolis.
Palavras-chave: geotecnologias, metodologias participativas, proposta metodológica, HGPT-ET, ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.