DETECÇÃO DE MUDANÇAS NAS ÁREAS CONSTRUÍDAS DA AP4/RIO DE JANEIRO, ENTRE 2000 E 2015.
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.37969Resumo
Com o advento das técnicas de sensoriamento remoto, há um grande número de ferramentas que podem contribuir diretamente para a análise do ambiente urbano modificado, já que a expansão de uma determinada área ocupada, bem como sua ocupação, pode ser facilmente detectada através de imagens de satélite. O objetivo desta pesquisa é avaliar as mudanças ocorridas na Área de Planejamento 4 - no Rio de Janeiro, utilizando técnicas de Detecção de Imagem TM / LANDSAT para detectar alterações de cobertura do solo ocorridas no período de 2000 a 2015. As imagens foram submetidas a curvas específicas a resposta espectral dos alvos para verificar o ajuste das imagens. Por fim, o modelo GEOBIA foi gerado para a identificação de áreas urbanas, utilizando os descritores NDBI, NDWI e NDVI. Após a modelagem dos descritores e o mapeamento das áreas urbanas na AP 4, foi possível identificar mudanças e características sociais dos resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.