PENSAR E PROPOR A ECOCIDADANIA DESDE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: TECENDO DIÁLOGOS PARA UMA ESCOLA REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.36571Resumo
A ecocidadania emerge no cenário em que se faz emergencial pensar possibilidades de reconfiguração da relação entre sociedade e natureza. Diante disto, esta perspectiva propõe-se a trilhar caminhos formativos, desde o chão da escola às práticas sociais cotidianas, que conduzam os sujeitos a (re)pensar a relação que estabelecem entre si e com o lugar de vida, de modo que possam confeccionar ações pautadas pelo diálogo e que objetivem o equilíbrio e bem estar socioambiental. Tal escrito objetiva argumentar as possibilidades e caminhos da ecocidadania desde a formação inicial e continuada dos professores de Geografia até as práticas em sala de aula, mediando aproximações e convergências entre Geografia e Educação Ambiental, criando espaço para os saberes cotidianos na sala de aula. Para tanto, faz-se um entretecimento de referenciais, que compreendam uma argumentação crítico-reflexiva, apontando diálogos emergentes no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo.Downloads
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Publicado
2018-12-12
Como Citar
BOTÊLHO, Lucas Antônio Viana; DOS SANTOS, Francisco Kennedy Silva. PENSAR E PROPOR A ECOCIDADANIA DESDE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: TECENDO DIÁLOGOS PARA UMA ESCOLA REFLEXIVA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 14, n. 2, 2018. DOI: 10.12957/tamoios.2018.36571. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/36571. Acesso em: 4 nov. 2024.
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Artigos
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