REFINAMENTO SEMIAUTOMÁTICO DO MAPA GEOMORFOLÓGICO DO RADAMBRASIL POR RECUPERAÇÃO E MODELAGEM DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.34292Resumo
O objetivo deste trabalho é o refinamento semiautomático de um mapa geomorfológico regional de pequena escala do projeto RADAMBRASIL utilizando GEOBIA, técnicas de mineração de dados e MDEs oriundos do SRTM. Os dados SRTM provenientes do projeto TOPODATA foram preparados e tratados em ambiente SIG, o que permitiu a análise visual e quantitativa das classes RADAMBRASIL. Após as análises, o conhecimento foi estruturado para proceder com os recursos de análise de imagem baseada em objetos geográficos e de mineração de dados, que viabilizaram o mapeamento geomorfológico para cada nível taxonômico, a partir do uso do algoritmo de segmentação multirresolução. As classificações foram avaliadas com valores Kappa a partir de um mapa geomorfológico do CPRM e do próprio mapa RADAMBRASIL, e podem ser consideradas satisfatórias. Os mapas obtidos para cada nível taxonômico exibiram contornos detalhados, o que indica que a GEOBIA, as técnicas de mineração de dados e a utilização de MDEs podem contribuir na tarefa refinar contornos de mapas antigos e para o mapeamento geomorfológico regional em escalas superiores a 1:1.000.000, além de tornar possível o estabelecimento de um modelo de conhecimento geomorfológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.