LEITURA DE MUNDO E ENSINO DE GEOGRAFIA: SENTIDOS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2018.33593

Resumo

Em um cenário de avanço do conservadorismo, fragilização da democracia     e reformas no sistema nacional de educação que reduzem sua potência crítica, assevera-se a importância do debate da função social da escola e suas disciplinas.  A escola pode ter papel fundamental para a transformação da sociedade a partir de um modelo orientado para subsidiar efetivamente a construção de leituras de mundo mais profundas e críticas. Nesse sentido destaca-se a importância de (re)pensar os sentidos da Geografia escolar, e de que maneira ela qualifica a leitura de mundo. Advoga-se a Geografia pode ter papel fundamental ao subsidiar a construção de uma leitura geográfica da realidade concreta, mas que isso demanda a superação do caráter instrumental, descritivo, e ainda que quando de teor crítico, não se transfigure como operacional para inteligir a realidade concreta em suas multiplas escalas.    

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Biografia do Autor

Douglas Moraes Barroso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Geografia - UERJ/FFP

Professor Geografia SEEDUC-RJ

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Publicado

2018-07-22

Como Citar

BARROSO, Douglas Moraes. LEITURA DE MUNDO E ENSINO DE GEOGRAFIA: SENTIDOS E DESAFIOS. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 14, n. 1, 2018. DOI: 10.12957/tamoios.2018.33593. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/33593. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos