REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM AUXÍLIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS

Authors

  • Carolina Oliveira de Andrade Lemos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
  • Thaís Oliveira Marques UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30082

Abstract

Resumo

Dialogando o Ensino de Geografia com a Pedagogia do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, este artigo busca resgatar fundamentos didáticos do desenho para elucidar conceitos e conteúdos da Educação Ambiental como tema transversal nos anos iniciais e a capacidade de interpretação do professor acerca das representações gráficas realizadas por crianças do 2º ano do fundamental do CAp UERJ. Que ao considerar a contextualização das práticas de ensino com o espaço vivido dos alunos, discute o papel do desenho para o auxílio à Educação Ambiental e esboça ferramentas metodológicas que ajudem a descobrir o que se esconde sob os desenhos. Além de constituir um conjunto de saberes para transformar as informações obtidas nos desenhos em situações consequentes para novas propostas em sala de aula.


Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-12-17

How to Cite

LEMOS, Carolina Oliveira de Andrade; MARQUES, Thaís Oliveira. REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM AUXÍLIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 13, n. 2, 2017. DOI: 10.12957/tamoios.2017.30082. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/30082. Acesso em: 1 may. 2025.