MODOS DE VIDA TRADICIONAIS E “MODERNIDADE” NO TOCANTINS: ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS CONDIÇÕES DOS SUJEITOS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.29753Resumo
No Estado do Tocantins existem diferentes modos de vida tradicionais rurais que estão em conflitos territoriais com os projetos de desenvolvimento econômico implantados em nome do progresso e da modernidade. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é discutir as influências negativas das políticas de desenvolvimento econômico sobre os povos e comunidades tradicionais no processo de transição cultural. A base metodológica deste trabalho constitui em um levantamento bibliográfico interdisciplinar, tendo em consideração os conteúdos trabalhados na disciplina Identidade e Desenvolvimento Regional ofertada no curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Diante das reflexões realizadas conclui-se que é preciso buscar alternativas que possam ser colocadas em prática e que respeite as diferentes formas de vida existente, de modo que estas possam permanecer e se fortalecer a partir de avanços sociais que agreguem os elementos fundamentais para a digna reprodução social e cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.