OITENTA ANOS DE GEOPOLÍTICA NO BRASIL: DA GEOGRAFIA MILITAR A UM PENSAMENTO ESTRATÉGICO NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.26780Palavras-chave:
Geopolítica no Brasil, Geografia Militar, Pensamento Estratégico Nacional,Resumo
Evocar a Geopolítica brasileira faz inevitavelmente pensar – nos meios interessados no tema – nos generais da época da ditadura militar (1964-1985) que, na verdade, se apoiaram muito em argumentos geopolíticos para justificar suas políticas internas e externas. Sem negar o uso muito ideológico da Geopolítica durante este período, devemos, no entanto, colocá-la em perspectiva - os militares deixaram o poder há quase trinta anos - e ter em conta as mudanças no Brasil, que se tornou atualmente um dos grandes "países emergentes", para ver ao mesmo tempo como evoluiu o pensamento geopolítico brasileiro e como a mudança de status do país se reflete - ou não - na visão que os brasileiros têm do mundo que os cerca e o lugar que eles ocupam nesse mundo.
Analisaremos, assim, em primeiro lugar, a nova Geopolítica brasileira, que se “civilizou” gradualmente, no sentido próprio do termo, à medida que passava das mãos dos militares para a dos civis, dando atenção especial a dois conjuntos estratégicos para o Brasil, a América do Sul e a Amazônia. Por este prisma e em função da nova situação do Brasil na divisão internacional do trabalho, poderemos então tentar medir o fluxo de relações que daí emanam, ou são conduzidas (analisando suas ligações aéreas e seu comércio exterior), de modo a tentar compreender como o mundo é visto do Brasil e qual é atualmente o seu lugar no mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.