CARACTERIZAÇÃO DAS COMUNIDADES VEGETAIS NA RESTINGA DE MARICÁ, RIO DE JANEIRO, SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.26120Resumo
A restinga, vegetação predominante na planície costeira de Maricá no Estado do Rio de Janeiro, vem sendo devastada nas últimas décadas devido à ocupação desordenada que afeta os ecossistemas e altera profundamente a paisagem. Os objetivos desse trabalho estão voltados para a caracterização das comunidades vegetais da restinga na Área de Proteção Ambiental de Maricá e das espécies vegetais dominantes. Estudos dessa natureza ainda são possíveis graças à preservação desta restinga, o que permite um maior conhecimento sobre a biogeografia da região, importante para o desenvolvimento responsável e para um gerenciamento costeiro eficaz. Para isto, foram realizados trabalhos de campo para a caracterização das comunidades vegetais e das principais espécies que as constituem. Foram identificadas as espécies mais representativas de oito comunidades vegetais: halófila-psamófila, duas comunidades scrub, dois brejos herbáceos, slack, floresta seca e vegetação arbustiva nas margens da lagoa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-07-04
Como Citar
DOS SANTOS, Cátia Pereira; COE, Heloisa Helena Gomes; RAMOS, Yame Bronze Medina; DE SOUSA, Leandro de Oliveira Furtado; DA SILVA, André Luiz Carvalho; FREIRE, Désirée Guichard; SILVESTRE, Carolina Pereira. CARACTERIZAÇÃO DAS COMUNIDADES VEGETAIS NA RESTINGA DE MARICÁ, RIO DE JANEIRO, SUDESTE DO BRASIL. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 13, n. 1, 2017. DOI: 10.12957/tamoios.2017.26120. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/26120. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.