A TÉCNICA COMO EXPRESSÃO GEOGRÁFICA DAS DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.25145Resumo
O presente texto põe em debate o caráter histórico-geográfico da técnica manifestado na sua relação com o trabalho e, por conseguinte, alguns conteúdos subjacentes à reprodução da sociedade capitalista. Tal apanhado compõe uma base de sustentação ontológica para se estabelecer correlações entre: a história e a geografia, no campo disciplinar; o tempo e o espaço, no plano epistemológico; a alienação e a razão instrumental, na esfera ideológica; e, por fim, as classes sociais e os gêneros de vida de regime de reprodução comunitário, no domínio das práticas sociais. Compete-nos inferir que o trabalho confere uma historicidade à técnica, ao tempo que esta retribui uma geograficidade ao trabalho, por meio de suas contraditórias implicações com o desenvolvimento capitalista.
Palavras-chave: técnica; trabalho; classes sociais; gêneros de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.