SEGURANÇA ALIMENTAR NO CAMPO E NA CIDADE EM NEPOMUCENO-MG
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.25062Resumo
A alimentação é muito importante à saúde dos indivíduos, garantindo-lhes o suprimento de nutrientes indispensáveis ao funcionamento ideal de seus organismos. Destarte, este artigo almeja analisar e comparar a alimentação de um grupo populacional recém-migrado para a cidade com a de um conjunto de habitantes do campo, que não possua nenhum vínculo com procedimentos agroecológicos ou movimentos sociais. O local de estudo é o município de Nepomuceno, situado na mesorregião Sul/Sudoeste de Minas Gerais. Para este objetivo, o trabalho utiliza a categoria de análise segurança alimentar, pois se julga que esta possui muitos aspectos concernentes à relação entre agricultura e dieta alimentar e permite a averiguação de aspectos relacionados à alimentação e à saúde dos pesquisados. Para a averiguação da segurança alimentar dos grupos estudados, aplicou-se o questionário da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) em quarenta imóveis camponeses e em quarenta domicílios citadinos de Nepomuceno. Ademais, outros aspectos que influenciam na segurança alimentar dos indivíduos, como o alcoolismo, a obesidade, o uso de agrotóxicos, os problemas psicológicos, entre outros, também foram avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.