TECENDO CAMINHOS E AFIRMANDO SENTIDOS ENTRE CIDADANIA, ESPAÇO E GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.23532Resumo
“Formar para a cidadania” tornou-se um termo recorrente nos vários campos discursivos, inclusive no âmbito da educação, e, embora, reconheçamos e reafirmamos sua importância como um horizonte da luta por igualdade social e reconhecimento, seu uso demasiado e sem acompanhamento de reflexões históricas e políticas tem contribuído para certo esvaziamento do conceito. Esse diagnóstico nos coloca diante da necessidade de pensar sobre os elementos históricos que conformaram os referenciais de cidadania no Brasil, e o que revelam as experiências históricas e o papel dos saberes escolares, especialmente as contribuições da geografia escolar, nesse processo de construção. Essas inquietações norteiam este artigo, que objetiva trilhar um caminho reflexivo entre espaço, cidadania e geografia escolar, pois, embora ainda que a dimensão espacial seja fundamental para pensar a sociedade, ela tem sido negligenciada na construção das noções de cidadania presentes na escola. Tal reflexão encontra-se dividida em três momentos: no primeiro, introduzimos a discussão sobre o papel do tempo e do espaço na compreensão das relações sociais; em seguida, aproximamo-nos das dimensões históricas e teóricas que conformaram a ideia de cidadania no Brasil e sua relação com o espaço; por último, tecemos um caminho entre cidadania, espaço e geografia escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-31
Como Citar
BEZERRA, Amélia Cristina Alves. TECENDO CAMINHOS E AFIRMANDO SENTIDOS ENTRE CIDADANIA, ESPAÇO E GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.12957/tamoios.2016.23532. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/23532. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.