A EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO CAMPONÊS SEM-TERRA NA EDUCAÇÃO POPULAR EM IVINHEMA-MS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.21981Resumo
A educação é uma das principais vias de luta promovidas pelos movimentos sociais no campo, que se orienta a partir de concepções político-pedagógicas com a finalidade de dinamizar as relações dos sujeitos para a formação de condições da vida social. Nesse sentido, o movimento camponês exerce função fundamental na educação, mesmo naquela concebida como informal, através de seus saberes e vivências que expressam o exercício da liberdade e autonomia. O presente artigo objetiva apresentar e discutir questões sobre a educação do popular e a do campo, tendo como enfoque as experiências no Acampamento Irmã Dorothy Stang no município de Ivinhema-MS. Como metodologia, foi feito levantamento bibliográfico e realizadas entrevistas e observações no acampamento no decorrer dos anos de 2014 e 2015.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.