AVANÇOS E RETROCESSOS: A EXPANSÃO DA LAVOURA CANAVIEIRA EM DETRIMENTO DA POLICULTURA EM MUNICÍPIOS DO NORTE PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2011.2182Resumo
Este artigo tem como objetivo levantar algumas considerações sobre a atividade canavieira no Estado do Paraná, levando em consideração a região Norte e em especial a mesorregião Noroeste Paranaense, localidade onde mais se expande a lavoura canavieira no Paraná. A princípio foi levantado breves considerações entre os vínculos do Paraná com a cana-de-açúcar e, posteriormente, os principais problemas registrados no Norte do Estado em função do aumento da lavoura canavieira. Por fim, foi traçada a problemática que envolve a cana-de-açúcar e o dilema atual pautado na crise alimentar, e a concentração da gramínea em detrimento da policultura e da agricultura familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.