EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ESTUDO DA CIDADE E DO URBANO EM SÃO GONÇALO: ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DOS DOCENTES E DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.21441Abstract
A cidade, enquanto organização espacial nos fornece múltiplas leituras do espaço vivido, da territorialidade, do lugar do cidadão e das paisagens impressas da sociedade. Pensar como ensinar a cidade e o urbano possibilitam aos professores e aos alunos reconstruírem sua própria espacialidade, tomando consciência espacial dos aspectos sociais e físicas que são próprias da cidade onde vivem. Este artigo teve como objetivo analisar a relação de ensinar e de aprender sobre a cidade de São Gonçalo por alunos e professores de geografia dos Ensinos Fundamental II e Médio da rede pública, desenvolvido dentro do projeto de ensino público financiado pela FAPERJ. Assim, desenvolver conjuntamente, atividades que promovam a discussão sobre a importância da cidade de São Gonçalo como um objeto de estudo, é possibilitar a compreensão das práticas sociais dos estudantes. Desta maneira, a orientação metodológica utilizada foi a pesquisa ação, por meio das ações realizadas pelos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Como resultados finais, percebe-se que a partir da apresentação de algumas atividades de aprendizagens construídas ao longo da pesquisa possibilitaram aproximar os conteúdos dos estudantes de sua realidade, envolvendo conteúdos como de cartografia, de relevo, dentre outros propiciando uma leitura espacial da cidade.Downloads
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Published
2016-07-21
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SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; CAMPOS, Aline Mello; SANCHES, Fabiana; SILVA, Jupiara de Jesus Pereira da. EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ESTUDO DA CIDADE E DO URBANO EM SÃO GONÇALO: ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DOS DOCENTES E DISCENTES. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.12957/tamoios.2016.21441. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/21441. Acesso em: 1 may. 2025.
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