APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE EXERCÍCIOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO PARA A ILHA DO GOVERNADOR – RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.20806Resumo
Este trabalho tem como objetivo a utilização do Google Earth para a produção de materiais didáticos voltados para o ensino de Geografia, sobretudo de temas de Geomorfologia e espaço geográfico, para estudantes do ensino fundamental 2, que vivem na Ilha do Governador, município do Rio de Janeiro. O uso de imagens extraídas do Google Earth, em diferentes escalas, permite aos alunos uma interpretação mais completa de suas vizinhanças, além de possibilitar a integração espacial de diferentes componentes espaciais com a Baia de Guanabara. É interessante notar que a utilização desta ferramenta facilita a visualização oblíqua e vertical do espaço, e ainda em perspectiva 2D e 3D, bem como a abordagem de temas geográficos de uma forma dinâmica e interdisciplinar. A escolha dos temas foi baseada no estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e também sobre os conteúdos considerados importantes para os alunos das escolas de Ilha do Governador. As atividades foram construídas em folhas A4 a um baixo custo, e aplicadas para introduzir os temas a serem discutidos nas aulas de geografia, tornando possível ainda a revisão do conhecimento prévio dos alunos, além de contribuir no desenvolvimento de habilidades voltadas para análise de dados espaciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-01-18
Como Citar
DE OLIVEIRA, Barbara Figueiredo; LOPES FERREIRA, Fabiana; DA SILVA SEABRA, Vinicius. APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE EXERCÍCIOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO PARA A ILHA DO GOVERNADOR – RJ. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 11, n. 2, 2016. DOI: 10.12957/tamoios.2015.20806. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/20806. Acesso em: 15 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.