A PROPOSTA DE GESTÃO TERRITORIAL DE TERRAS INDÍGENAS COMO MEIO DE SE ALCANÇAR A SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.18214Resumen
Considerando a atual problemática mundialmente discutida em relação ao desenvolvimento sustentável e os modelos sustentáveis de sociedade, percebe-se a necessidade de contribuir no sentido de apontar direções e metodologias para alcançar a sustentabilidade. O presente estudo tem por objetivo sugerir que se utilize o modelo de gestão territorial de terras indígenas para articular estratégias e promover as potencialidades materiais e imateriais de um território, seguindo princípios sustentáveis para constituir a práxis do modo de vida sustentável. Uma vez que as terras indígenas apresentam características como delimitação geográfica, princípios comunitários de se manter em equilíbrio com a natureza, instituições de apoio, entre outras que possibilitam servirem de modelo de sociedades sustentáveis. A proposta foi levantada a partir de revisão teórica de conceitos e práticas que propiciam embasamento para discussão do desenvolvimento territorial sustentável. Conclui-se então que projetos de gestão territorial que respeitem a autonomia e permitem a participação dos indígenas considerando sua cultura de sustentabilidade do território, servem de modelo para promover o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.