ENTRE QUATRO PAREDES: TERRITORIALIDADES “INVISÍVEIS” DA PROSTITUIÇÃO FEMININA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Miguel Angelo Ribeiro Professor Associado do Instituto de Geografia (IGEOG)
  • Rafael da Silva Oliveira Professor Adjunto do Instituto de Geociências (IGeo) – Dep.de Geografia Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.18136

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a dinâmica e a dimensão espacial da prostituiçãofeminina “fechada” na urbe carioca, tendo por recorte temporal o final dos anos 90, doséculo XX, e, sobretudo, o início do século XXI, quando a mesma tornou-se bastantedifundida e disseminada. Para tanto, realizou-se coleta em anúncios de jornais, depanfletos distribuídos em logradouros da Área Central, além de sites e blogs paraidentificação dos principais bairros, logradouros, estabelecimentos e característicasdas profissionais do sexo, sendo complementado com pesquisas de campo realizadasentre 2004 e 2011. Sendo assim, a prostituição feminina “fechada” ganha destaque nosprincipais centros do país, sobretudo nas metrópoles e, no Rio de Janeiro apresenta-sedistribuída por imóveis localizados em alguns logradouros da Área Central e emdiferentes bairros das Zonas Sul e Oeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-08-11

Como Citar

ANGELO RIBEIRO, Miguel; DA SILVA OLIVEIRA, Rafael. ENTRE QUATRO PAREDES: TERRITORIALIDADES “INVISÍVEIS” DA PROSTITUIÇÃO FEMININA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.12957/tamoios.2015.18136. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/18136. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos