A ORIGEM DO PENSAMENTO INDUSTRIAL FABRIL NO BRASIL E A PRIMEIRA ENTIDADE REPRESENTATIVA DE GRUPO INDUSTRIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.18134Resumo
Este artigo tem a intenção de evidenciar uma reflexão quanto a visão antagônica arespeito do inicio da organização da indústria fabril no Brasil. Para tanto pretendolevantar alguns autores que defendem que a organização da indústria ocorrerá noséculo XX e a outros autores que defendem o começo da organização daindústria no XIX. Dividirei este artigo em duas etapas. A primeira exporei opensamento dos autores que afirmam que o século XX foi o período de unidadeentre os industriais.E a segunda parte pretendo confrontar o ajuizar de autores queafirmam que o século XIX foi o período de organização da primeira entidade quecongregava os industrias para tanto evidenciarei a ação dos industrias para aorganizar da entidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-11
Como Citar
FRANÇA AZEVEDO, Jussara. A ORIGEM DO PENSAMENTO INDUSTRIAL FABRIL NO BRASIL E A PRIMEIRA ENTIDADE REPRESENTATIVA DE GRUPO INDUSTRIAL. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.12957/tamoios.2015.18134. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/18134. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.