MEIO TÉCNICO,TECNOLOGIA E TECNOBREGA: A CIDADE E A PIRATARIA COMO POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2010.1415Resumo
O artigo aqui trazido para debate apresenta alguns dos resultados de nossa pesquisa de doutorado em andamento. O objetivo é apresentar uma discussão que desloque o tratamento habitualmente dado à pirataria, quer seja, aquele que a vincula ao crime ou ao setor informal, agregando uma análise geográfica que a contextualize dentro das condições atuais do meio geográfico e do período histórico. Assim, o texto discute, inicialmente, os conceitos de pirataria e de território, em nossa opinião fundamentais para a análise das situações concretas. Num segundo momento, propomos refletir sobre a pertinência urbana e citadina da pirataria para, finalmente, explorar uma de nossas empirias: o circuito espacial produtivo do tecnobrega em Belém do Pará, que se apóia na desapropriação de direitos autorais e no uso popular e não especializado dos objetos técnicos que caracterizam o período informacional da humanidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-09
Como Citar
TOZI, Fábio. MEIO TÉCNICO,TECNOLOGIA E TECNOBREGA: A CIDADE E A PIRATARIA COMO POSSIBILIDADES. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 6, n. 2, p. 17–28, 2010. DOI: 10.12957/tamoios.2010.1415. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/1415. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.