MUDANÇAS SOCIAIS, POPULAÇÃO E ESPAÇO: BUSCANDO RENOVAR AS BASES PARA O ESTUDO DESSA RELAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.12809Resumo
O presente artigo se debruça sobre as possibilidades que conceitos essencialmente ligados ao advento da modernidade possuem, ou pelo menos preservam ainda que de maneira limitada, na medida em que tais ferramentas acham-se sob forte ataque por uma parcela da comunidade científica. Alguns conceitos como, por exemplo, o progresso, o desenvolvimento ou o trabalho, básicos nas construções teóricas modernas são hoje bastante discutidos em seu conteúdo explicativo, seu alcance e sua validade. No caso deste artigo o conceito examinado em sua origem e possibilidades, especialmente no âmbito da ciência geográfica, é o de população. Referindo-o à modernidade procuraremos esclarecer sua ligação com tal período buscando, ao mesmo tempo, compreender suas dotações e sua função dentro desta linhagem de pensamento e, por conseguinte, seu alcance e suas restrições na atualidade. Com isso pretendemos iniciar o estabelecimento de novas bases para a apropriação crítica deste conceito pelas ciências sociais e, em especial, pela Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.