A GEOGRAFICIDADE DA ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.11626Resumo
Ensinar Geografia é muito mais que uma simples discussão pedagógica. Partindo da pergunta que nos obriga a identificar “qual seria o significado das disciplinas” ou, em outros termos, “o que disciplinam as disciplinas” escolares, o presente artigo procura identificar o significado de escola e as razões pelas quais a Geografia continua a ser uma disciplina pertencente à maioria dos currículos. Num diálogo com algumas experiências que desenvolvi tanto no Amapá quanto em Moçambique e, associando a isso, a minha condição de autor de livros didáticos e formador de professores de Geografia, dois aspectos são colocados para o debate: o primeiro deles, refere-se à condição do discurso geográfico estar associado ao conjunto de relações simbólicas que nos permitem construir as noções básicas de localização e pertencimento e, na sequência, o fato de que a escola também possui uma geograficidade e, portanto, é na tenção relacionada aos lugares (e seus processos) que as identificam que o discurso generalizante da chamada “norma culta” cumpre seu papel geral de dar sentido ao processo civilizatório que pertencemos e insistimos e continuar a construir.Downloads
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Publicado
2014-07-22
Como Citar
SANTOS, Douglas. A GEOGRAFICIDADE DA ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 10, n. 1, 2014. DOI: 10.12957/tamoios.2014.11626. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/11626. Acesso em: 1 maio. 2025.
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Artigos
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