Livre iniciativa e atividades inovadoras: uma análise do caso Buser

Livre iniciativa e atividades inovadoras: uma análise do caso Buser

Autores

  • Renata Capriolli Zocatelli Queiroz Universidade Estadual de Londrina
  • Felipe Gomes Silva Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Livre iniciativa, Atividades inovadoras, Inovação disruptiva, Lei da Liberdade Econômica, Startups

Resumo

Abordando o tema de liberdade econômica, o presente estudo tem como objetivo tratar a problemática da aplicação da livre iniciativa e seus desdobramentos legais e jurídicos em relação a atividades inovadoras. A pesquisa é descritiva, qualitativa, dedutiva e bibliográfica, realizada a partir de trabalhos acadêmicos, doutrinários, legislações e decisões judiciais. Assim, será estudada a liberdade econômica dentro da ordem econômica constitucional, mais precisamente sobre a livre iniciativa, e a Lei de Liberdade Econômica no plano infraconstitucional. Após, serão conceituadas as denominadas atividades inovadoras ou inovação disruptiva, bem como serão apontadas as legislações de fomento a inovação em nosso ordenamento jurídico. Por fim, será analisado um caso concreto da empresa Buser, através de duas decisões judiciais antagônicas em relação à legalidade da atividade exercida, a fim de se compreender se o poder judiciario está observando as normas atinentes à livre iniciativa e as legislações de fomento apontadas. Verificou-se que nenhuma das decisões abordadas tratou devidamente o tema da livre iniciativa e das legislações de fomento, especialmente no tocante aos dispositivos legais que tratam das atividades inovadoras, sendo muito debatidas as disciplinas regulatórias previamente existentes no setor de atuação. Assim, conclui-se que o cenário para atividades inovadoras e a inovação disruptiva ainda é um cenário de insegurança jurídica, exigindo-se uma análise mais rápida e eficaz dos Tribunais Superiores para consolidarem uma jurisprudência sobre o assunto, além de que as legislações de fomento abordadas neste trabalho precisam fazer parte das discussões e dos fundamentos destas decisões judiciais com eficácia e aplicabilidade.  

Biografia do Autor

Renata Capriolli Zocatelli Queiroz, Universidade Estadual de Londrina

Professora Convidada do Programa de Mestrado Profissional em Direito, Sociedade e Tecnologia da Escola de Direito das Faculdades Londrina. Professora do Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial aplicado à era Digital da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora do Curso de Graduação em Direito das Faculdades Londrina. Pós-Doutoranda e Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Mestre e Especialista pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. 

Felipe Gomes Silva, Universidade Estadual de Londrina

Pós-graduado em Direito Empresarial Aplicado à Era Digital pela Universidade Estadual de
Londrina – UEL. Pós-graduando em Inovação e Criatividade no Ambiente Empresarial pela
Universidade Cesumar - Unicesumar. Advogado. 

Downloads

Publicado

31.08.2023

Como Citar

Capriolli Zocatelli Queiroz, R., & Gomes Silva, F. (2023). Livre iniciativa e atividades inovadoras: uma análise do caso Buser. Revista Semestral De Direito Empresarial, 17(32), 141–174. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rsde/article/view/79112

Edição

Seção

Artigos
Loading...