UTILIZANDO PYTHON NO ENSINO DA CONSTRUÇÃO NAVAL: EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rno.2024.85016Resumo
A utilização de Python como ferramenta na Educação tem se mostrado uma abordagem inovadora e eficaz para capacitar alunos e profissionais na área. Este artigo destaca a experiência de um curso de extensão ministrado a estudantes de tecnologia da construção naval, onde foram desenvolvidos programas em Python para abordar diversos aspectos relevantes para a indústria Naval, Marítima e Portuária. No curso, foram abordados quatro exercícios práticos que demonstraram a aplicação direta da linguagem Python em problemas específicos da área. O primeiro exercício consistiu na verificação da navegabilidade de um navio em portos, utilizando como critérios o calado do navio e a profundidade do porto. Em seguida, foi realizado um cálculo de deslocamento baseado nas dimensões do casco e na densidade da água, permitindo uma análise do comportamento do navio em diferentes condições. Outro exercício envolveu a simulação de rotas de navio com base em coordenadas de partida e chegada, fornecendo uma ferramenta para planejamento de trajetórias. O último exercício envolveu o uso de biblioteca gráficas para a análise e visualização da distribuição dos tipos de cargas em um determinado porto. Esses exemplos ilustram como Python pode ser utilizado para resolver problemas interessante na indústria naval, marítima e portuária, proporcionando aos alunos uma compreensão prática dos conceitos teóricos e preparando-os para desafios do mercado de trabalho. A integração de programação em Python nos currículos educacionais nessa área pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de profissionais qualificados e alinhados com o mercado de trabalho.
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Copyright (c) 2024 Carlos Vitor de Alencar Carvalho; Marcelo Musci

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