POLIMORFISMO GSTM1 E GSTT1 NO CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2021.56014Keywords:
Polimorfismo Genético, Neoplasias da Glândula Tireoide, Glutationa S-Transferase, Estresse Oxidativo.Abstract
Introdução: Os cânceres de tireoide são doenças multifatoriais, derivadas do epitélio folicular e de células C parafoliculares. A deleção dos genes das glutationas-S-transferase, theta (GSTT1) e mu (GSTM1), pode reduzir a capacidade das células em desintoxicar agentes carcinogênicos. Objetivo: Verificar a associação dos polimorfismos nulos de GSTT1 e GSTM1 com a suscetibilidade ao câncer da tireoide. Metodologia: Trata-se de revisão sistemática e metanálise, com seleção de artigos científicos nas bases de dados: PubMed, SciELO, ScienceDirect e LILACS. Os dados de 15 artigos foram extraídos e os testes estatísticos, considerando limite de significância de 5%, foram realizados com o auxílio do software Cochrane Training RevMan® 5.4. Resultados e discussão: O polimorfismo nulo de GSTM1 está associado ao desenvolvimento do câncer da tireoide (OR=1,15; IC95%=1,01-1,32). No entanto, os polimorfismos nulos de GSTT1 e GSTM1 não apresentaram associação, quando os cânceres da tireoide foram estratificados por tipos (papilar, folicular e papilar/folicular). Conclusão: A deleção de GSTM1 e GSTT1 reduz a defesa frente agentes carcinogênicos. No entanto, os resultados da presente pesquisa apontaram ausência de associação entre os polimorfismos GSTT1 e GSTM1 e a ocorrência dos tipos de câncer da tireoide. Por outro lado, a ausência da GSTM1 apresentou associação com o câncer da tireoide, quando não estratificados por tipos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.