VERIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADES NA GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL COM BASE EM MODELAGEM FUZZY ATRAVÉS DO FLUXO INFORMACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.95609Resumo
Esta Nota Técnica apresenta um modelo para diagnóstico e redução de vulnerabilidades na gestão ambiental local através da avaliação dos Sistemas Públicos Municipais de Informações Ambientais - SPMIA. Baseado na Teoria dos Conjuntos Fuzzy, o método desenvolvido permite uma avaliação multidimensional e não binária, categorizando a gestão ambiental local em níveis de vulnerabilidade. A estrutura é composta por cinco sistemas principais (Ferramentas de Acesso, Sistematização, Integração de Dados, Produção da Informação e Transparência) que, processados por um sistema de inferência fuzzy, geram um Índice de Vulnerabilidade local. O documento detalha os indicadores-chave, o protocolo para cálculo de emissões de carbono equivalente (CO₂eq) e estabelece critérios técnicos para acessibilidade, inteligência computacional na análise técnica e transparência da informação. A implementação destas diretrizes visa promover a transição da gestão ambiental municipal de um modelo subjetivo e fragmentado físico para uma gestão informatizada, baseada em dados, fortalecendo o licenciamento, a fiscalização e o monitoramento ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Petronio Silva de Oliveira, José Arnaldo Frutuoso Roveda, José Laécio de Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
