AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA POR MEIO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA (IQA) E METAIS PESADOS EM MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO NO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.94007Resumo
Assegurar o acesso à água potável é uma preocupação global, uma vez que a garantia de condições adequadas para o consumo humano é uma questão de saúde pública. Deste modo, aqui avaliamos a qualidade da água de dois rios e da barragem responsável pelo abastecimento público em uma cidade de médio porte, no sul do Brasil. Para esta avaliação, utilizou-se o Índice de Qualidade da Água (IQA) e dados de monitoramento de metais pesados. As amostras foram coletadas em oito pontos ao longo de seis meses. Os resultados do IQA permitiram classificar os pontos amostrais com qualidade da água boa, razoável e ruim. Parâmetros como oxigênio dissolvido (OD), coliformes termotolerantes, nitrogênio amoniacal e fósforo tiveram alguns resultados com valores acima do que orienta a legislação vigente. A qualidade da água na barragem foi menor que nos demais pontos analisados, assim como nas nascentes do Rio Ligeirinho, onde foram detectados baixos valores de OD e a presença de coliformes termotolerantes. Dos 11 metais avaliados na água, somente bário e manganês estavam acima do limite de quantificação do método, em valores abaixo da legislação. Assim, os resultados encontrados na pesquisa levantam uma preocupação quanto à qualidade da água distribuída no município de Erechim (RS, Brasil), sendo necessário o monitoramento ambiental associado a proteção dos recursos hídricos, buscando garantir a qualidade e a quantidade da água necessária para o abastecimento público e para a preservação dos ecossistemas aquáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Inete Cleide Baú, Aline Pompermaier, Guilherme Felicioni, Catia Praxsniski, Cristina Bridi, Flavia Bernardo Chagas, Magali Kemmerich, Saionara Eliane Salomoni, Marilia Hartmann

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
