INFLUÊNCIA DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL E TOTAL DA AREIA PELO MASSAME EM ARGAMASSA CIMENTÍCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.92371Resumo
A argamassa é um dos materiais mais utilizados na construção civil, aplicada principalmente como material de revestimento e assentamento de blocos. Em sua composição, está presente o agregado miúdo que normalmente é a areia; no entanto, a depender da região, utiliza-se outros tipos de materiais. Um exemplo é a região do Cariri paraibano, onde se utiliza o massame, sem nenhum estudo técnico, o que pode gerar um problema, pois, caso o material não seja adequado, pode acarretar patologias na construção. Nesse sentido, o presente trabalho avaliou o comportamento das argamassas cimentícias formuladas com substituição da areia pelo massame, utilizado nas obras da cidade de Monteiro-PB, em teores de 25%, 50%, 75% e 100%, sendo fixada, para todos os traços, a relação água/cimento. Analisaram-se as propriedades das argamassas nos estados fresco (índice de consistência) e endurecido (resistência à compressão e absorção de água por capilaridade aos 28 dias), de acordo com as normas técnicas brasileiras. No estado fresco, os resultados indicaram que, à medida que aumenta o teor de substituição da areia pelo massame, aumenta-se o índice de consistência. No estado endurecido, observou-se que, quanto maior o teor de massame na argamassa, maior foi a resistência à compressão. Em relação a absorção de água por capilaridade, verificou-se um aumento em todos os traços com a incorporação do massame. De maneira geral, o massame utilizado como agregado miúdo apresentou um bom comportamento; entretanto, deve-se ter maior atenção no que tange à absorção de água por capilaridade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Humberto Mycael Mota Santos, Iracira Jose da Costa Ribeiro, Anália de Assunção Melo Mota, Gilberto Teixeira Bezerra, Jenifer Daiane da Silva Brito, Arthur Fernando de Melo Feitosa, Ana Carolina Euzébio Rodrigues de Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.