REFERENCIAL CURRICULAR DA REME: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.91239Resumo
Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornou-se necessária a reorganização dos currículos estaduais e municipais em todo o país. Nesse contexto, este texto tem como objetivo apresentar o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino – REME de Campo Grande/MS e sugerir encaminhamentos metodológicos para o ensino de Ciências dos anos iniciais. Para isso, realizamos uma análise documental do currículo oficial do município de Campo Grande/MS, o volume 7 de Ciências da Natureza, lendo as sessões e analisando mediante a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Ao explicitar o currículo observamos que este tem potencialidade para que o professor possa desenvolver aulas contextualizadas, em que perpassam a oralidade, a leitura e a escrita em atividades pertinentes e lúdicas, a partir de temas e exemplos da realidade local extrapolando para esferas maiores. O estudo realizado reforçou a necessidade da formação continuada como alicerce para a ação docente, integrou o Currículo, a Formação Continuada de Professores e o Ensino de Ciências aproximando esses elementos de uma prática contextualizada.
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Copyright (c) 2025 Francielli de Arruda Carvalho, Cátia Fabiane Reis Castro de Oliveira, Fernanda Zandonadi Ramos, Vera de Mattos Machado

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