ANÁLISES DE SISTEMAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2024.88943Resumo
A análise de sistemas possibilita a avaliação das interações entre atividades humanas e seus efeitos na natureza, nos aspectos sociais e econômicos. Para avaliar os impactos de um terminal petroquímico é utilizado um modelo de situação ambiental que considera a região como um sistema composto por vários subsistemas interligados. Essa abordagem simplifica e abstrai a realidade, identificando elementos chave. Uma matriz é utilizada para identificar e classificar os impactos ambientais de cada setor do projeto, dividindo-os em positivos e negativos. O estudo inclui as consequências em um quadro, separando-as em positivas e negativas, e analisando a relação entre cada setor e suas consequências. A análise verifica a importância dos impactos, soma os impactos positivos e negativos, e calcula o índice de interações para cada subsistema, classificando os impactos e recomendando alternativas ou medidas. Dessa forma, a avaliação de impacto ambiental de um terminal petroquímico identifica os possíveis efeitos do projeto e propõe medidas mitigadoras e alternativas para minimizar impactos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Análise de sistemas; impactos ambientais; desenvolvimento sustentável;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexandre Rodrigues de Morais, Carolina Dias Lelacher , Cleber Vinicius Akita Vitorio , Josimar Ribeiro de Almeida , Letícia Cardoso Ferreira , Raphael do Couto Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.