EFEITO DO USO DA ARGILA EXPANDIDA COMO AGREGADO GRAÚDO PARA PRODUÇÃO DE CONCRETO LEVE
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2024.82651Resumo
O concreto leve destaca-se como alternativa para situações em que seja necessário a busca por um material de menor densidade em relação ao concreto convencional. A utilização desse tipo de material se justifica, principalmente, pela sua principal característica, a diminuição da massa específica, que é de aproximadamente 1800 kg/m³, enquanto no concreto convencional aproxima-se de 2400 kg/m³. No entanto, é importante destacar que o concreto leve apresenta uma redução na resistência mecânica quando comparado ao concreto convencional, sendo sua utilização, geralmente, especificada para vedações e enchimentos, por exemplo. Diante destes aspectos, este estudo pretende avaliar o comportamento do concreto leve considerando o uso de diâmetros de grãos e percentuais da argila expandida, em substituição ao agregado basáltico, com posterior comparação ao desempenho do concreto convencional. O estudo analisou a resistência à compressão, absorção de água e densidade de massa dos concretos produzidos. Os resultados mostraram que a substituição do agregado graúdo basáltico pelo agregado graúdo leve impacta diretamente na diminuição da massa específica e resistência à compressão, além de um aumento da absorção de água por capilaridade. Ao se substituir totalmente o agregado basáltico pela argila expandida, de composição granulométrica semelhante, registrou-se uma redução da densidade de 30%, diminuição da resistência à compressão de 24% e aumento da absorção de água por capilaridade de 111%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Polesello, Igor Leite Pozzoco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.