ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE IMAGENS WORLDVIEW E ORTOIMAGENS AÉREAS PARA PLANEJAMENTO URBANO E CARTOGRAFIA CADASTRAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.81436Resumo
Este trabalho visa avaliar vantagens e desvantagens do uso de mosaicos de imagens de satélite de alta resolução WorldView como fonte de informação posicional e temática, com vistas à atualização de base cartográfica cadastral e elaboração de produtos temáticos para classificação de feições e usos de interesse do Município do Rio de Janeiro. Para tal, foram executadas análises de qualidade comparativas entre o mosaico WorldView, de aquisição anual pela Prefeitura, com mosaicos de ortoimagens obtidos por aerofotogrametria, com periodicidade de revisita mais longa. Tais análises envolveram não somente resoluções, mas também precisão, acurácia, e sucesso em operações de classificação supervisionada e não-supervisionada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Carlos Teixeira Coelho Filho, Sonia Maria Lima Silva, Elias Nasr Naim Elias, Loreine Ribeiro da Silva, Nyelsen Fernandes de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.