ECONOMIC FEASIBILITY OF ON-GRID PHOTOVOLTAIC SYSTEMS IN A SINGLE-FAMILY HOUSE IN RIO DE JANEIRO CITY
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2024.81385Resumo
O Brasil é um país tropical com condições favoráveis para a geração e aproveitamento de energia proveniente do sol. Essa fonte energética é ainda mais atrativa quando consideramos os períodos de estiagem que afetam a geração de energia hidrelétrica no país, resultando em um aumento do custo de energia que incide mensalmente na conta do consumidor através das bandeiras tarifárias. Com o objetivo de aprimorar projetos arquitetônicos residenciais e promover a eficiência energética, foi conduzida uma pesquisa de viabilidade econômica de sistemas fotovoltaicos, considerando os principais indicadores econômicos e as bandeiras tarifárias vigentes. Com esse propósito, realizou-se uma pesquisa com Empresas Integradoras para um estudo de caso localizado na cidade do Rio de Janeiro, adotando premissas técnicas de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos comumente utilizados em projetos residenciais. Para o dimensionamento gráfico do estudo de caso, foram considerados o entorno, os solstícios de verão e de inverno, e também foi realizado um estudo de sombras para avaliação da possibilidade de perda de geração de energia pelo sistema fotovoltaico ao longo do ano. O estudo de sombras mostrou que, em ambos solstícios, o horário ideal para geração de energia pelos sistemas fotovoltaicos é entre 09 a.m. e 06 p.m. Essencialmente, os valores encontrados de VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno) indicam que o projeto é economicamente viável e especialmente vantajoso durante as bandeiras tarifárias amarela e vermelha, situações nas quais o custo de energia tende a ser mais elevado para o consumidor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GRAZIELA MARCO LEANDRO, Josimar Ribeiro de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.